domingo, 8 de fevereiro de 2015

Mercado de Angeiras: O melhor do Porto???



Depois de algum tempo sem escrever, heis que uma aventura até ao Mercado de Angeiras me despertou os sentidos. Tinha mesmo de partilhar este sítio.
As pessoas de Matosinhos e Leça dizem, sem excepção, que este é o melhor mercado para ir. Acredito que as pessoas de Porto digam que o melhor é mesmo o do Bolhão, mas eu, que ainda não consegui ir lá, depois da reforma, acabo por ser uma acérrima defensora da quase Prata da Casa, que é, desde há cerca de 4 anos, Matosas. Quer dizer, a nossa casa durante o ano divide-se entre "Matosas", Coimbra e Aveiro. E aproveitamos o melhor dos 3 sítios ;)

Falando do Mercado, recomendo vivamente uma ida lá, principalmente para Coimbrinhas de Gema, como nós, que nunca tínhamos visto peixes "à séria", daqueles que pesam mesmo 10kg e de olhinhos arregalados ainda a lutar para sobreviver. Já lá fomos várias vezes e acho que nunca partilhei porque acho que aquele "recanto" deve ser preservado. Um passeio pela orla costeira vale mesmo a pena nessa zona, tem uma passadeira de 4 (?) km e o melhor é mesmo ver os pescadores, daqueles a sério, a voltarem do mar e arranjar os barcos e redes. Para esse espetáculo o melhor é ir no sábado, cedinho!


Antes que os verdadeiros conhecedores de peixe digam, já ouvi dizer que "o melhor" é mesmo a Lota em Matosinhos. Mas confesso que acordar às 6 da manhã num sábado é algo que tenho decidido adiar ao máximo... Ir ao Mercado de Angeiras (que o N. até vai bicicleta desde nossa casa) vale pena experiência, mas sobretudo vale mesmo é pelo PEIXE! E MARISCO! Isto claro, apenas para os corajosos que o conseguem pôr vivo no tacho ao lume... Tive a sorte de comer um Caril de caranguejos (Navalheiras, para os Nortenhos) depois da nossa última ida lá! Mas só porque tenho um corajoso em casa, porque eu sozinha só compro "peixinhos"; pequenos e com uma cara menos vivaça ;)


---

"Angeiras" fish market... JUST GO FOR IT... Amazing local market, with real fishmen just by the door!
It will be difficult to get there, maybe by taxi?! (cab) but it will be quite expensive...
So, just for real sea lovers! Go on Saturday mornings to enjoy the croud.

2 comentários:

Comentar No Porto... Comment @ Oporto